16 ago Mitos e Verdades que você precisa saber sobre a Hipnose
Não há como negar, hipnose é um tema polêmico! Mas, ao mesmo tempo que é polêmico, é um tema que desperta a curiosidade e fascina multidões.
Durante muitos anos, a hipnose esteve revestida em um manto de misticismo, magia, religiosidade, ocultismo, isso acabou por gerar muita desconfiança, medo e até aversão a ela. Mas, de algumas poucas décadas pra cá, um outro olhar tem sido lançado sobre a hipnose. A ciência começou a se debruçar sobre essa magnífica característica da mente humana e muitas respostas às antigas questões estão sendo respondidas a cada dia mais e mais.
Segundo a Associação Americana de Psicologia, a hipnose é um procedimento durante o qual um profissional de saúde ou pesquisador sugere, ao tratar alguém, que esta pessoa irá experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos.
Como você pode perceber quando estiver em hipnose, o cliente irá experimentar mudanças nas sensações, percepções, pensamentos ou comportamentos, então eu te pergunto: quem de nós não passa por isso durante um dia normal?
Por isso, afirmo com toda a certeza: estamos em hipnose a maior parte do tempo! Ao assistirmos a um filme, por exemplo, experimentamos as emoções, sensações, lembranças antigas vem à memória e criamos empatia com os personagens. Vivenciamos isto mesmo tendo a consciência de que tudo é uma encenação. Tudo isso nada mais é do que uma hipnose!
Então, quais são as principais verdades e os principais mitos envolvendo a hipnose?
1 – Hipnose é ficar inconsciente e dormir!
Mito – Durante o processo de hipnose, o cliente está o tempo todo desperto, consciente e no controle da situação. Para que a hipnose possa acontecer de fato, é necessário que o cliente siga as instruções do hipnotista.
2 – Hipnose auxilia no tratamento de doenças?
Verdade – A hipnose aliada a estratégias terapêuticas possibilita a redução do tempo de tratamento de doenças psicológicas como a depressão, a crise de ansiedade, a bipolaridade, a síndrome do pânico e as dores crônicas, por exemplo. Isso porque com a hipnose a terapia acontece a nível subconsciente, ou seja, memórias, emoções e informações que estão além do nível consciente são trabalhadas de forma mais profunda e assertiva.
3 – As pessoas podem ficar presas na hipnose.
Mito – Lembre-se: em hipnose você estará acordado durante todo o processo, consciente e ativo. Sem essa postura do cliente, a hipnose não ocorre. Logo, não tem como ele ficar preso naquilo em que ele mesmo está realizando.
4 – É possível se auto-hipnotizar.
Verdade – A auto-hipnose é capacidade de alguém entrar em hipnose sozinho. Ao compreender como o processo de hipnose acontece, qualquer pessoa pode se auto-hipnotizar.
Em auto-hipnose você poderá administrar melhor seu conflitos internos, compreender seus comportamentos e emoções, o que poderá te ajudar a ter uma postura mais assertiva diante dos desafios do dia a dia.
5 – O hipnotista pode fazer eu contar os meus segredos.
Mito – O hipnotizado sempre estará no controle da situação! Portanto, ele só contará os segredos que ele quiser.
Mas no contexto clínico, com uso da terapia com hipnose é bem comum a pessoa que busca tratamento contar segredos. Isso porque já não consegue mais carregar em segredo algo que causa dor e sofrimento.
E só para ficar bem claro: tudo o que ocorre em uma sessão de terapia sempre fica entre o terapeuta e o cliente. O sigilo é respeitado.
6 – Para entrar em hipnose não é preciso estar relaxado.
Verdade – Criou-se uma crença de que se a pessoa não relaxa ela não entra em hipnose. Como disse anteriormente: estamos em hipnose em vários momentos do dia. Lembra do exemplo do filme? Você pode estar assistindo a um filme de terror e estar tenso e, mesmo assim, estará em hipnose.
Quando um hipnotista fala para quem está sendo hipnotizado ficar mais relaxado, é para que a pessoa fique mais confortável e sinta-se bem, nada além disso!
Então, gostou de entender um pouco sobre a hipnose? Continue nos acompanhando para saber mais!
Nenhum Comentário